A sensibilidade dental está, muitas vezes, relacionada com a dor de dente e é mais comum do que podemos imaginar. Qualquer pessoa pode sofrer com dentes sensíveis, em qualquer altura da vida e pelos mais diversos motivos. Os dentes ficam mais sensíveis quando seu esmalte está desgastado, o que pode ser causado por traumas, erosões etc.
Quando isso acontece, a dentina, que é responsável por proteger a parte de dentro do dente, fica exposta. Sendo assim, no momento em que algum alimento entra em contato com os dentes estes estão com suas terminações nervosas mais aparentes, o que aumenta a sensibilidade. Os incômodos acontecem, principalmente, quando comemos ou bebemos alguma coisa muito fria ou muito quente.
No texto de hoje você vai compreender melhor como e porque acontece a sensibilidade dental. E para que você não tenha mais esse incômodo e sorria livremente, separamos algumas dicas que podem te ajudar a superar a os dentes sensíveis.
Sensibilidade dental: o que é?
A dor de dente causada pela sensibilidade é fácil de ser identificada: o paciente sente pontadas de dor toda vez que coloca determinados alimentos em sua boca. A sensibilidade dental é bastante comum e pode se desenvolver com o tempo, ou seja, qualquer pessoa está sujeita a ter dentes sensíveis em alguma fase da vida.
Além do desgaste no esmalte do dente, como já comentamos, quem tem retração gengival também pode ter dentes sensíveis. A retração gengival acontece por qualquer doença na gengiva, como a gengivite, por conta da idade do paciente ou até mesmo por escovação feita com muita força.
Principais causas da sensibilidade dental
Desgaste do esmalte
O esmalte é a parte mais dura do dente e, mesmo assim, pode acabar sendo desgastado, o que causa a sensibilidade. Quem escova os dentes com muita força, por exemplo, pode fazer com que o esmalte do dente se desgaste mais rapidamente, causando uma erosão ou até mesmo a retração gengival. Para evitar que isso aconteça você pode escolher uma escova de dente com cerdas mais macias.
Outro comportamento que pode desgastar os dentes é o bruxismo. Tem bruxismo o paciente que costuma ranger os dentes, dormindo ou mesmo durante o dia. Se este for o seu caso será necessário se consultar com um dentista para encontrar o tratamento mais adequado ao seu caso. Contudo, o esmalte do dente também pode se desgastar sozinho.
Exatamente, mesmo que você não faça nada de errado, seus dentes poderão se desgastar sozinhos. Com o passar do tempo e a ingestão dos mais variados tipos de alimentos e bebidas, os dentes sofrem com a chamada erosão ácida. Todos os ingredientes ácidos do nosso cotidiano, como frutas e sucos ácidos, refrigerantes, café, ketchup e muito mais, podem colaborar com o desgaste e a sensibilidade dos dentes.
Retração gengival
Para ter dentes saudáveis, as gengivas também precisam estar saudáveis. Por isso, qualquer doença na gengiva, como a gengivite, ou a escovação feita com muita força, como já dissemos, pode machucar as gengivas e deixar os dentes mais sensíveis. A retração gengival faz com que a dentina, parte interna do dente, fique mais exposta.
O clareamento dental também pode colaborar com a sensibilidade dos dentes. Contudo, a sensibilidade que sentimos após esse tipo de tratamento é diferente da sensação que temos quando o esmalte do dente está desgastado ou a gengiva não está saudável, por exemplo. A sensibilidade dos tratamentos estéticos costuma persistir por menos tempo.
Alimentos que desgastam os dentes
Listamos abaixo os alimentos e bebidas que mais colaboram com a erosão ácida e a sensibilidade nos nossos dentes. É interessante que você evite o consumo, mas, quando isso não for possível, não corra escovar os dentes logo em seguida. Pelo contrário, o ideal é esperar cerca de 30 minutos antes de escovar os dentes para que a pasta não entre em contato com o ácido, o que pode causar uma reação ainda maior.
Confira a lista:
- cerveja;
- tomate;
- maçã;
- ketchup;
- refrigerante;
- vinagre;
- café;
- limão.
Cuidando da sensibilidade dental
Alguns cuidados podem ser tomados para que a sensibilidade nos dentes seja controlada. O primeiro passo é consultar um dentista, que fará o diagnóstico correto da situação, além de analisar a saúde de suas gengivas. Aproveite as consultas periódicas também para fazer limpeza nos dentes. Em seguida você pode adquirir novos hábitos em relação a forma como escova os dentes, a frequência da escovação e, ainda, a escova e pasta de dentes usadas.
Como você pode ver, a sensibilidade dental pode ser causada por diversos fatores e, nem sempre, isso está sob o nosso controle. Contudo, com as dicas para evitar o quadro você já poderá diminuir as sensações incômodas que podem atrapalhar a sua vida. Afinal, ninguém merece ficar sem tomar sorvete, não é mesmo?
Você já teve sensibilidade nos dentes ou ainda sofre com os sintomas? Já conseguiu cuidar dos dentes sensíveis? Deixe um comentário aqui embaixo contando para a gente como você lida com a sensibilidade dental no dia a dia.