Dentista na Barra da Tijuca explica porque usar o fio dental
Dentista na Barra da Tijuca explica porque usar o fio dental

Dra. Daniela Fernandes, dentista na Barra da Tijuca explica porque atualmente é muito comum encontrar pessoas preocupadas com sua aparência, especialmente no que diz respeito à boa apresentação do sorriso. Contudo, para ter uma saúde bucal positiva, a escovação dos dentes acaba sendo insuficiente — já que as escovas comuns não conseguem fazer uma limpeza adequada de todas as áreas.

O acúmulo de resíduos entre os dentes pode acabar provocando o aumento das placas bacterianas, causando diversos problemas. Portanto, o uso do fio dental é altamente recomendado para que, dessa forma, doenças como: cáries, tártaros, meu hálito ou sangramentos na gengiva sejam eliminados.

Contudo, embora o fio dental seja extremamente importante, muitas pessoas acabam deixando de lado o seu uso diário, permitindo que os problemas citados acima voltem a acontecer. Por isso, preparamos este texto com algumas informações que vão te ajudar a compreender melhor sobre a importância do uso do fio dental. Continue sua leitura e tire suas dúvidas!

Por que usar o fio dental diariamente?

Como falamos anteriormente, o fio dental é uma ferramenta poderosa para eliminar todas as placas bacterianas que não são removidas pelas cerdas das escovas. Ainda, é importante destacar que essas placas normalmente se alojam entre os dentes e bem próximo da gengiva, ou seja, são locais de difícil acesso.

Em linhas gerais, o fio dental é imprescindível para evitar o sangramento ou avermelhamento causado pelas inflamações na gengiva. Dessa forma, seu uso diário pode garantir uma melhor higiene bucal e também promover adequadamente a saúde da boca. Portanto, sem o uso do fio dental a escovação não está totalmente finalizada.

Quais são os tipos de fio dental e como escolher o melhor?

Assim como o seu uso é deixado de lado em diversos casos, é comum que as pessoas também desconheçam os tipos de fio dental presentes no mercado. Além de marcas distintas, cada produto é desenvolvido para atender à necessidades específicas e, por isso, suas características devem ser avaliadas na hora de levar para casa.

Veja, a seguir, os principais modelos disponíveis e entenda como escolher o mais adequado para cada pessoa:

Fita dental

Mais fina e achatada em relação ao fio dental, a fita possui um filamento e por isso se apresenta mais resistente. Outro ponto característico desse modelo são suas dimensões maiores, promovendo uma limpeza completa em menos tempo. Contudo, é importante destacar que a eficácia dos produtos são os mesmos.

O que muda é a sua aplicação, composição e indicação. Para pacientes que possuem dentes mais fechados, provocando a redução do espaço na arcada dentária, o uso da fita e torna mais difícil. Portanto, nesse caso, é mais indicado o uso do fio dental, especialmente para pessoas que possuem um dente em cima do outro.

Fio dental multifilamentado

Diferente da fita, o fio possui diversos filamentos e, por isso, se apresenta mais flexível. Por esse motivo, o seu uso é mais indicado para pessoas com espaço reduzido na arcada ou em dentes muito próximos. Contudo, visto que é um produto mais maleável, o seu uso deve ser feito com cuidado para não destruir o fio de nylon.

Fio dental ortodôntico

Desenvolvido especialmente para quem utiliza aparelho ortodôntico fixo, esse modelo possui uma ponta mais rígida para facilitar a limpeza em áreas de difícil acesso. Com a presença dos acessórios desse tipo de aparelho, a condução dos fios convencionais entre os dentes se torna difícil e não garante uma limpeza satisfatória.

Como usar o fio dental corretamente?

Como já dissemos, o fio dental é indispensável e o seu uso é um fator determinante para manter uma boa saúde bucal. Contudo, para garantir a sua eficiência é importante seguir alguns procedimentos. Enrole cerca de 40 centímetros do fio dental, separando aproximadamente 10 centímetros entre os dedos para passar o fio entre todos os dentes.

Com o auxílio do dedo polegar e indicador, deslize levemente o fio dental sobre os dentes, com movimentos suaves para cima e para baixo. Repita esse processo até que a base de todos os dentes esteja totalmente limpa. Lembre-se de utilizar um espaço novo cada vez que trocar de dente e evite forçar o fio para não lesionar a gengiva.

dentista na barra da Tijuca

Dra. Daniela Fernandes, dentista na Barra da Tijuca conclui que:

O fio dental deve estar presente diariamente durante a higienização da boca. Criar dessa prática um hábito constante e aplicá-lo da forma correta pode garantir a você um sorriso perfeito.

Gostou das dicas e informações que trouxemos no texto de hoje? Então, para que seus amigos também tenham acesso a este conteúdo, compartilhe o artigo em suas redes sociais.

Dra. Daniela Fernandes compõe o time de especialistas aqui na Barra da Tijuca. Gostaria de agendar uma avaliação? Clique aqui e entre em contato conosco!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *