Botox na Barra da Tijuca: Entenda o que é, veja como pode ser usada
Botox na Barra da Tijuca: já pensou em usar?

A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é uma substância normalmente utilizada em procedimentos estéticos. Quem quer minimizar rugas ou marcas de expressão, por exemplo, pode recorrer ao uso do botox — assim como quem quer preencher os lábios. Contudo, o que pouca gente sabe, é que tal toxina pode ser de grande ajuda para a odontologia. Aqui no Rio de Janeiro, é feito com muita frequência o uso do botox na barra da tijuca, principalmente.

O botox tem a capacidade de diminuir as dores causadas por conta de disfunções na mandíbula ou nos músculos faciais, além de deixar o sorriso mais bonito. Por isso, no texto de hoje você vai entender como essa toxina pode ser utilizada em tratamentos odontológicos. Confira!

botox na barra da tijuca

O que é toxina botulínica?

O botox é uma espécie de veneno — ou toxina, como diz o nome correto — produzido pela bactéria Clostridium botulinium. Uma grande ingestão pode levar a pessoa à morte, mas em pequenas doses a substância não faz mal, muito pelo contrário, pode ajudar a combater diversos problemas. O bruxismo, por exemplo, que afeta cerca de 30% dos brasileiros, pode ser tratado com o auxílio da toxina botulínica.

Nos tratamentos odontológicos, o botox na Barra da Tijuca atua da mesma forma que age nos tratamentos estéticos, bloqueando a produção de uma substância química chamada de acetilcolina, que é um neurotransmissor responsável pelo contato entre o cérebro e as fibras musculares. Sem receber as mensagens, portanto, o tecido relaxa e permanece sem receber ou gerar tensões por alguns meses.

Como o botox na Barra da Tijuca é usado na odontologia?

Bruxismo

Como já foi dito anteriormente, o bruxismo é uma das doenças que podem ser tratadas com o auxílio do botox. Essa disfunção é característica de quem tem o costume de ranger os dentes enquanto dorme durante a noite. Além do atrito entre os dentes que acaba desgastando toda estrutura, tal hábito ainda ocasiona dor nos músculos da face, por conta da tensão mantida na região.

Com a aplicação do botox, portanto, as fibras musculares não recebem nenhuma ordem e o paciente pode descansar, uma vez que a face não terá força o suficiente para gerar atrito entre os dentes. A toxina começa a atuar cerca de quatro dias após a aplicação e tem sua ação diminuída ao longo do tempo.

Sendo assim, o efeito do tratamento pode durar cerca de seis meses, mas sempre que desejar, o paciente pode refazer as aplicações a cada 90 dias e se livrar das placas antibruxismo convencionais.

Dores na face

Quem sente dores no rosto por conta de alterações nas articulações faciais também pode contar com o botox. Quando o sistema nervoso causa tensões no rosto e, consequentemente, dores, a toxina botulínica pode ser usada para relaxar a região, o que impede as reações incômodas. As aplicações são feitas diretamente no músculo e o paciente não precisa mais tomar remédio para a sensação dolorosa.

Sorriso gengival

Esse quadro ocorre quando um paciente, ao sorrir, deixa exposta uma parte muito grande de sua gengiva, o que pode causar constrangimento. O tratamento mais comum para o sorriso gengival é a cirurgia de correção, porém, quem não quer realizar um tratamento invasivo, pode optar pela aplicação de botox nos músculos responsáveis pelo sorriso que, ao ficarem relaxados, vão reduzir a movimentação do lábio superior, não deixando tanta gengiva a mostra ao sorrir.

O uso do botox na barra da tijuca, portanto, eleva as chances de satisfação em diversos tratamentos bucais, diminuindo os procedimentos invasivos e o uso de remédios. Muitos odontologistas já estão trabalhando com a toxina e, por isso, o conhecimento sobre a utilização da substância em procedimentos odontológicos tende a crescer. Mas, vale destacar, alguns pacientes devem evitar, como gestantes ou mulheres amamentando, pacientes com doenças autoimunes ou neuromusculares e intolerantes e alérgicos à lactose ou albumina.

E você, é do Rio de Janeiro e ficou interessado pelo uso do botox na Barra da Tijuca? Entre em contato conosco e compartilhe suas principais dúvidas que vamos te ajudar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *