Dra. Daniela Fernandes, cirurgiã dentista na Barra da Tijuca – RJ explica: Um sorriso bonito, com dentes branquinhos, melhora a autoestima de qualquer pessoa. Por isso, cada vez mais os brasileiros procuram métodos de clareamento dental, seja em casa ou em um consultório odontológico. E isso é interessante porque, mesmo que indiretamente, faz com que as pessoas cuidem mais da sua saúde bucal.
Porém, quem nunca fez um clareamento dental ainda possui muitas dúvidas sobre as diferenças encontradas entre um tipo de procedimento e outro. Sendo assim, neste texto vamos algumas das principais dúvidas sobre o assunto. E, para começar, já saiba que qualquer um dos métodos escolhidos precisa ter acompanhamento de um profissional da área. Acompanhe!
Como funciona o clareamento dental?
Todos os nossos dentes possuem uma pigmentação em sua camada externa e, como sabemos, essa variação de cor vem, principalmente, dos alimentos que ingerimos diariamente. Por exemplo: molhos escuros, chocolate, café e muitos outros. Os produtos de clareamento dental, portanto, entram em contato com esses pigmentos da superfície dos dentes e, após uma reação, faz com que nosso sorriso fique visualmente mais claro.
O clareamento dental pode ser feito por qualquer pessoa acima de 15 anos, porém, esse procedimento não é indicado para gestantes e lactantes. Contudo, é imprescindível destacar que a participação de um profissional odontologista é indispensável. Afinal, somente ele poderá indicar o tipo de clareamento ideal para cada paciente.
Além disso, em diversos casos é importante que outros tratamentos sejam feitos previamente, como o combate às cáries ou restaurações. O clareamento dental é um processo que pode causar sensibilidade nos dentes em diferentes graus, ou seja, algumas pessoas sentem mais incômodo que outras. Por isso, é importante seguir todas as recomendações de especialistas para inclusive ter acesso a produtos desenvolvidos para amenizar esse desconforto.
Clareamento dental pode fazer mal a saúde bucal?
Nenhum tipo de clareamento dental interfere na integridade dos dentes e, portanto, não os torna mais fracos ou frágeis. Os minerais do esmalte do dente — que são perdidos durante o clareamento — são readquiridos pela nossa saliva. Hoje em dia, inclusive, alguns produtos usados durante o clareamento conseguem repor esses minerais.
É importante lembrar que as restaurações também não são prejudicadas durante o procedimento. Contudo, elas não clareiam com nenhum tratamento e, por isso, algumas pessoas optam por trocá-las após um clareamento dental, mas isso acontece somente por estética.
Quais as diferenças entre os tipos de clareadores?
Muita gente tem dúvida sobre o clareamento dental caseiro e os realizados no consultório odontológico. Em casa, os produtos utilizados normalmente são a base de peróxido de carbamida ou de hidrogênio. Contudo, como o oxigênio do processo caseiro é liberado mais lentamente, o clareamento precisa de um tempo maior para ser completado, levando até 3 semanas.
Já no clareamento realizado em um consultório são usados produtos que atuam mais rapidamente e, com cerca de três sessões, os dentes já estão branquinhos. Qualquer um destes dois tipos de tratamento são eficientes quando feitos corretamente. Ainda, é importante lembrar que a estrutura fisiológica de cada pessoa também impacta no resultado final do clareamento dental.
O clareamento a laser é outra das técnicas bastante utilizadas. Nesse procedimento o odontologista utiliza uma luz própria para clarear os dentes escurecidos. O gel clareador é o mesmo aplicado nos demais tratamentos que já citamos, porém, nesse caso, há a aplicação do feixe de laser para finalizar. A vantagem do clareamento a laser é a rapidez — o procedimento é finalizado, normalmente, em uma única sessão.
Os cremes dentais que prometem clarear os dentes também funcionam, porém, esses minimizam somente as manchas superficiais. As fitas de clareamento, que também já são bastante utilizadas por aqui, têm uma concentração bastante baixa de peróxido de hidrogênio e, por isso, não realizam um clareamento dental perfeito. Com todos esses produtos de farmácia também podem ocorrer casos de sensibilidade nos dentes.
E você, gostou das informações sobre clareamento dental que trouxemos hoje? Antes de procurar o seu dentista na Barra da Tijuca e começar um tratamento, que tal compartilhar este texto em suas redes sociais e ajudar seus amigos a terem um sorriso ainda mais bonito?